Seja Bem-Vindo!

PÁGINA INICIAL (Home)

Dica: Utilize a pesquisa personalizada do blog para assuntos específicos em relação ao ceratocone.

Este blog tem o compromisso de divulgar informações precisas e atualizadas sobre o ceratocone e as opções de tratamento, cirurgias e especialmente da reabilitação visual com uso de óculos ou lentes de contato.

Pesquisar este blog

Carregando...

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

ATUALIZAÇÃO CERATOCONE 2016

O ano de 2015 foi absolutamente atipico para mim, problemas de saúde na família, que embora estejam sob controle sempre são delicados, especialmente com os mais velhos, eles precisam de carinho, amor, atenção, saúde e dignidade. O trabalho igualmente tem me tomado cada vez maior tempo com as consultorias especializadas em reabilitação visual com o uso de lentes de contato especiais para o seleto time de oftalmologistas credenciados na Ultralentes, aos nossos pacientes do Instituto de Olhos Dr. Saul Bastos em Porto Alegre, clínica referência na reabilitação visual com o uso de lentes de contato especiais, sejam lentes rígidas especiais como lentes esclerais, todas desenvolvidas por nós mesmos, com altíssima qualidade e desempenho notadamente perfeito com grande sucesso nas adaptações. Ainda por cima tenho o compromisso de minhas colunas trimestrais e demais artigos para uma das mais importantes e influentes revistas científicas sobre córnea e lentes de contato do mundo, a Contact Lens Spectrum Magazine. Este é o terceiro ano já que meu contrato é renovado e já tive propostas de assumir ainda outras responsabilidades mais adiante, possivelmente em 2017. Em breve começarei a responder a todos que escrevam, são algumas dezenas... obrigado.
Fig.1. Lente escleral SCLERAL BASTOS Full Scleral de 20.5 mm. (IOSB)


Fig.2 Ceratocone avançado de Grau IV (IOSB)
Estas não são, embora sirvam, justificativas para não atualizar o blog. Não são porque de fato nestes últimos 12 meses pouco ou quase nada ocorreu em termos de tratamentos cirúrgicos para o ceratocone, ao menos aqueles que vem para ficar. O que existe de concreto e o que existe em maior ou menor grau, conforme a disponibilidade de especialistas no Brasil?

O protocolo de tratamento do ceratocone, passa por algumas premissas básicas. Após o exame e anamnese do paciente o médico deverá testar a possibilidade de prescrever óculos, mesmo que este tenha que ser planejado com um montante elevado de grau esférico e com cilíndro elevado a um eixo oblíquo e mesmo irregular. A paciência e a colaboração do paciente são cruciais neste momento, além de um estudo mais aprofundado de refratometria, além da residência. Posteriormente, funcionanando ou não os óculos, a adaptação de lentes de contato, de preferência lentes RGPs de alta qualidade para não machucar e lesionar a córnea do paciente, pode ser experimentada,


Dentre as técnicas ciúrgicas, das menos ás mais invasivas, para a recuperação e controle da doença, temos:
  • Crosslinking ou CXL (Protocolo de Dresden)
Protocolo aprovado de segurança, que basicamente consiste na indicação somente com a constatação inequívoca de progressão significativa do ceratocone em um prazo entre 6 meses a um ano, cerca de 1.5 dioptrias ou superior) e que a córnea tenha uma espessura mínima de 400 micras ou mais em seu ponto mais fino pela medida de paquimetria ultrassônica,
  • Crosslinking Acelerado - Fast CXL (modificado)
Embora seja promissor, a finalidade é diminuiro tempo de cirurgia tanto para o médico para o paciente, não creio que tenha outra finalidade mas se algum amigo oftalmologista me indicar ou eu aprender sobre algum outro benefício da técnica farei a atualização aqui.
  • Crosslinking Transepitelial (sem remoção do epitélio corneano)
Outra variação do crosslinking que visa aplicar uma riboflavina modificada que possa penetrar o epitélio e realizar o tratamento sem a devida remoção do epitélio que causa dor intensa no primeiro dia e induz via de regra um haze corneano (visão leitosa, sem contraste) de algumas semanas a poucos meses, mas volta ao normal. A literatura científica demonstra que sua eficácia é significantemente menor do que a técnica tradicional com remoção do epitélio corneano.
  • Implante de anel (disponíveis)
Novamente, diferentes marcas e desenhos, cores, há mais de um modelo, eficácia tem grande limitação, quanto mais avançado o caso maior é a imprevisibilidade dos resultados. As enquetes feitas nos grupos de discussão refletem bem esta questão embora os melhores cirurgiões argumentem que com o nomograma correto e uma cirurgia bem indicada os resultados podem ser muito bons.
  • Combinações de Técnicas Cirúrgicas (Ex. PRK+ CXL+ Anel)
(Protocolo de Atenas) Quando em 2011 um oftalmologista alemão, e sua esposa também oftalmologista, me contaram em Curitiba, de como estava a situação na Alemanha em relação ao protocolo de tratamento, fiquei supreso. Lá basta o médico decidir, baseado naturalmente em alguma técnica combinada, como, em que ordem e a que tempo ele irá aplicar sua técnica. Desconheço se existe alguma orientação no Brasil em relação a isso, creio que não. Além destas técnicas o paciente e familiar de oaciente de ceratocone volta e meia é bombardeado com informações da cirurgia do atleta olímpico, Steve Holocomb. onde o cirurgião em questão aplicou a combinação de um implante de uma lente fácica ou uma lente costurada por dentro e o crosslinking. Qualquer especialista pode constatar que essa técnica é muito limitada e não serve em todos os casos, por mais que o paciente tenha dito na época que estava perdendo a visão, todo o paciente com ceratocone perde a visão até que ele tenha alguma maneira de corrigíla. Interessante que o médico que operou este paciente, o atleta, em alguns de seus vídeos na internet usou uma imagem minha, de uma foto de um ceratocone em alta definição, a qual tirei primeiro lugar no congresso internacinal da British Contact Lens Association em 2009 em Manchester. Um grande especialista mas precisou da minha foto, é curioso apenas, falei com ele e pedi apenas que ele colocasse a referência, autoria da foto caso fosse usá-la. 
  • Transplante Lamelar Profundo 
Técnica bem interessante, não é nova mas tem apresentado resultados bem interessantes, entre eles um menor índice de rejeição. É importante saber se este índice mais baixo de complicações, em especial a rejeição, deve-se ao fato de parte da córnea do paciente ficar e o enxerto da córnea doada ser apenas a porção restante para completar a cirurgia e com isso as células do paciente ajudam a manter a córnea mais estável, ou se o índice de rejeição ou complicações também é menor por ser um procedimento feito apenas por parte de cirurgiões treinados e especializados nesta técnica. Requer a utilização do laser de femtosegundo para precisão, portanto tende a ser mais cara.
  • Transplante Penetrante (Laser ou manual) 
Novamente, o femtosecond laser representa um abismo tecnológico na formação da incisão, especialmente para a preparação da córnea receptora e doadora para um encaixe perfeito e uma cicatrização mais rápida com menor incidência de complicações. No entanto, conheço aqui no estado do RS pelo menos dois cirurgiões que operam o transplante pela técnica manual e os resultados são geralmente espetaculares. Quando não ocorre nenhuma intercorrência naturalmente que possa desviar a recuperação de seu curso normal. 

Precisamos saber o que há de novo sendo estudado sobre tratamentos para ceratocone. São basicamente dois estudos, embora seguramente deve haver mais algum,ao menos se espera. Estas são:
  • Filtro para implante no lugar do cristalino 
Trabalho de um oftalmologista brasileiro premiado recentemente. Ainda em estudos, a ideia consiste basicamente em criar este filtro com um pequeno orifício central por onde o paciente irá enxergar, diminuindo assim o grau de irregularidade por onde a luz passa, facilitando ao paciente ter um melhor foco. As limitações devem passar em grande parte pela diferença da quantidade de luz a noite e de dia, assim como a capacidade de leitura para os pacientes com idade superior a 40 anos quando chega a presbiopia. Não pretendo ir mais longe até porque desconheço o estudo a não ser pelo que foi publicado na mídia digital.
  • Reconstrução da Córnea Por Células-Tronco
Outra novidade não menos importante, possivelmente bem mais importante é a descoberta que é possível a reconstrução de uma córnea doente através de células-tronco adultas. Embora o estudo tenha sido realizado apenas com animais como cobaias, o tempo de observação do processo levou em torno de 5 a 13 meses de observação. A chave é a identificação das células-tronco epiteliais límbicas através de um biomarcador batizado como ABCB5. Interessante que o estudo está sendo realizado no Massachussets Eye and Ear Infirmary em Boston, onde meu pai, Dr. Saul Bastos, fez uma de suas especializações quando eu ainda era criança.


O que vem por aí.....

Concluindo, tem sempre algum assunto, mesmo que nada de maior tenha ocorrido nestes últimos tempos. Por outro lado, se não temos novidades em tratamentos cirurgicos temos novidades na área de lentes de contato especiais, área que é a que entendo de verdade. Há notícias boas e outras nem tanto mas não deixam de ser notícias, quero em breve começar a escrever este semestre ao menos dois bons artigos. 

Outro assunto importante e estressante, a desgraça que está o país, teremos um nõ, dois ou três anos difíceis pela frente, precisamos ficar firmes, você precisa estar com a visão boa e saudável para enfrentar essa turbulenta fase que deverá levar alguns anos. não sou pessimista, isso é o realista que está aconselhando a agarrar-se a seus empregos, dedicarem-se como nunca a eles para não perderem, e lutar por um país melhor, combate a corrupção endêmica e generalizada, combate a essa doença pior que ceratocone que é a esquerda levando o Brasil literalmente pelo ralo. Os demais países vizinhos acordam, quando será nossa vez? 

Vamos para a rua lutar por um pais melhor, com mais saúde, mais segurança, educação e oportunidade de verdade para todos. 


Luciano Bastos
Diretor
Instituto de Olhos Dr. Saul Bastos
Ultralentes Industria. Opt. Ltda.

16 comentários:

Kelly da Luiza Marcondes disse...

Parabéns pela matéria e pelos esclarecimentos! Nós portadores de ceratocone deveríamos TODOS termos acesso as Lentes da Ultralentes! Uso a Ultracone e minha vida se tornou "normal". Com relação ao Brasil, eu e meu marido estamos desempregados.... os dois tem graduação e pós graduação! Nós vamos pra Rua 13/03 por um Brasil melhor e mais honesto! Chega de corrupção! Um abraço Luciano e não desista dos "ceratoconicos"!!!

Isabel Ferreira disse...

Boa tarde doutor, estou super confiante que estas lentes esclerais irão ajudar-me, já tenho implante do anel nos dois olhos, e a correção feita pelo óculos já esta muito alta, entorno de 8 graus em cada olho, espero ansiosa novas tecnologias, tenho mais de 40 anos, fiz o anel em 2011 e já comecei com 5 graus apos a cirurgia e agora aumentou, gostaria de fazer uma consulta com vcs, mas no momento esta inviavel...mas fico feliz por vcs se empenharem a cada dia em estudos e pesquisas para nos ajudar..muito obrigada e que Deus abençoe vc sempre, lhe dando cada dia mais sabedoria na ciencia...Abraços Isabel ...Terra Boa - Parana

Victor Campos disse...

Meu nome é Victor Campos,tenho 15 anos e sou do Rio de Janeiro.Fui diagnosticado faz alguns dias e ainda não tenho lentes,eu gostaria de saber se usar a computador ou ler sem as lentes pode prejudicar ou agravar o ceratocone.

Marco Túlio disse...

Olá Luciano,acompanho seu blog há uns anos já. Sou Marco Túlio, moro em BH e tenho ceratocone há um tempo, nos 2 olhos, e preciso muito da sua ajuda para indicações de algum especialista de FATO em ceratocone em MG(não precisa ser de Belo Horizonte não). Desde 2005, quando fui diagnosticado com a doença, utilizei vários ovuoos de vários graus e várias lentes, porém NEMHUMA lente e NENHUM óculos me agradou ou melhorou minha visão. No máximo substitui a função do óculos, por questões estéticas. Ando bastante desmotivado e desiludido com a vida, com a minha situação e com os médicos que me atendem desde 2008(quando coloquei anel intracorneano no olho direito). Não consegui, infelizmente, uma melhora significativa com o implante dos + lentes. Cheguei a fazer um teste com uma lente escleral(não sei de qual marca) de valor R$5000,00 , no consultório do médico Paulo Ferrara, em BH mesmo, porém o resultado com ela não foi muito satisfatório. Acabei perdendo a fé no Paulo Ferrara em 7 anos de consultas com ele, pois desde 2009, quando fiz outra cirurgia de anel, desta vez no olho esquerdo, minha visão não teve algum progresso detectável por mim. Desconfio bastante de que ele (o médico),tenha utilizado somente o status e fama que possui, para manter o cliente no tratamento, sempre pagando lentes novas e exames de Pentacam. Por isso abandonei - o e estou à procura de um especialista de fato que possa me ajudar a encontrar uma melhora para meu caso , estou disposto e determinado a sair até de MG para outros estados, afim de procurar ajuda médica que resolva meu caso para melhor, e não somente manter seu paciente sempre com a mesma conversa e tratamento de sempre. Estou bastante estagnado na vida, não faço várias coisas que eu antes gostava por causa da baixa qualidade visual. Meu rendimento nos estudos e trabalho têm caído bastante de uns anos para cá devido a estes fatores. Estaria MUITO DISPOSTO a tentar um transplante de córnea, para me dar pelo menos uma alegria a mais nesta vida efêmera. Também tenho notado , além da queda no rendimento nos estudos e trabalho, dificuldades de relacionar com as pessoas. Tenho 29 anos e desde 2005, quando fui diagnosticado com ceratocone, minha vida praticamente não andou/progrediu/evoluiu. Peço MUITO a sua ajuda e a Deus, muito mesmo, para que alguma coisa seja feita no meu caso, seja uma lente especial que melhore bastante minha visão, retirada dos anéis intracorneanos e subsequente realização do crosslinking para eliminar os reflexos noturnos(provocados pelos anéis), seja um transplante de córnea ou qualquer coisa. Eu sinceramente cansei dos profissionais que me atenderam durante 10 anos seguidos, pois não obtive melhora alguma com eles. Gostaria MUITO que você me indicasse outros profissionais especialistas em ceratocone, seja em MG ou fora de MG, que não sejam Leonardo Gontijo e Paulo Ferrara, nenhum destes 2!!

Obrigado pela paciência, fique com Deus e aguardo seu conselho.


Um abraço

Felipe Augusto disse...

Sou monitor de informatica, fiz 2 croslink's e tenho um implante de anel, mas minha visao continua decaindo, estou pensando em sair do emprego, ja nao tenho mais o mesmo desempenho, comecei com 17 anos, agora aos 21 penso em sair mais com o final de seu texto sobre a crise da esquerda fico com um certo receio...
Venho lhe acompanhando desde o fim de 2013 no Facebook no grupo que voce administra, lhe adimiro muito, e ja foi de extrema ajuda todo o conhecimento passado.

Luciano Bastos disse...

Caríssimo Marco Túlio,

Compreendo a sua frustração e a sua necessidade de novas alternativas. Com certeza BH tem ótimos especialitas inclusive os dois ilustres citados os quais conheço e seguramente tem seus méritos. No entanto atendendo a sua solicitação sugiro dois nomes de médicos para consultar, o Dr.Túlio Hannas aí em BH mesmo e a Dra. Luciane Barbosa de Souza que atendeem SP e em Goiania.

O Dr. Túlio deve começar em breve a adaptação das lentes esclerais da Ultralentes, talvez ele possa ajudar especialmente porque ele também terá e contará com meu suporte técnico e de nossa assessoria profissional em casos de alta complexidade.

A Dra Luciane B. de Souza é seguramente a mais experiente cirurgiã wm transplante de córnea utilizando a tecnologia do laser de femtosegundo. Ela talvez possa ajudar se nenhuma outra alternativa resolver. Ela encaminha alguns casos de alta complexidade para nós aqui em Porto Alegre no IOSB , para adaptação de lentes ultrapersonalizadas, geralmente lentes esclerais.

Espero que isso possa ajudar, se necessário faça contato.

Att.
Luciano Bastos

________________________________

Caro Felipe Augusto,

É bom garantir o emprego neste momento pois está difícil recolocação no mercado de trabalho. Tente adaptação de lentes especiais, tente as da Ultralentes que são menos conhecidas que todas as outras mas melhores em desempenho (conforto, adaptação, saúde fisiológica corneana) que qualquer outra lente rígida ou escleral, as da Ultralentes tem demonstrado resultados excepcionais cada vez mais elevados e com uma regularidade de resultado incrível.

Veja onde encontrar oftalmologistas credenciados ULTRALENTES



Boa sorte,
Luciano Bastos

Marco T. disse...

Luciano Bastos,

Obrigado pelo conselho e indicações destes dois profissionais em oftalmologia. Procurarei o Dr. Túlio aqui em Belo Horizonte para uma tentativa de consulta (caso ele tenha neste ano, até o final do ano) e ver o que ele recomenda. Caso ele não consiga resolver meu problema, farei um esforço para ir a Goiânia consultar com a Dra. Luciane Barbosa.

Uma dúvida: As lentes esclerais da UltraLentes são vendidas em Belo Horizonte? Pergunto isso porque, na minha consulta com o Paulo Ferrara, ele simplesmente recomendou um par de lentes esclerais híbridas, mas não mencionou qual o nome ou a marca do par. Pelo valor dela (R$ 5000,00), achei incompatível com a qualidade, pois a experimentei e não senti uma melhora razoável. Além disso, senti um certo desconforto (sensação de aperto nos olhos).

Obrigado pelo apoio,

Marco Túlio.

Marco T. disse...

Luciano Bastos,

Obrigado pelo apoio. Tentarei um contato com o Dr. Túlio aqui em Belo Horizonte. Caso não resolva o problema, tentarei ir a Goiânia consultar com a Dra. Luciane Barbosa.

Uma dúvida: A lente escleral da UltraLentes é vendida em Belo Horizonte? Digo isso porque , na minha consulta com o Dr. Paulo Ferrara, houve recomendação de um par de lentes esclerais híbridas(por parte dele) para meu caso. Entretanto, pelo alto preço (R$ 5000,00) e pela qualidade razoável de visão a qual me ofereceu, não senti muita segurança nesta lente que ele me recomendou. Além da baixa melhora na acuidade visual, senti um leve desconforto com as lentes, pois as mesmas estavam apertando meus olhos(pode ser somente sensação de aperto devido ao primeiro teste feito na clínica).

Gostaria de obter retorno sobre estas lentes esclerais.

Um abraço,

Marco Túlio

Marco T. disse...

Felipe Augusto,

Obrigado pela admiração. Infelizmente a esquerda destruiu nosso país, inclusive a saúde e todo o sistema envolvido de políticas médicas.

Mas iremos sair deste buraco, com foco, força e fé

Um grande abraço.

Marco T. disse...

Caro Luciano,

Você poderia me dizer se há algum avanço na área de regeneração da córnea por meio de células tronco, atualmente, no Brasil ou fora dele?


Obrigado,

Marco Túlio

Marcelo Santos disse...

Boa tarde e venho aqui pedir a alguém que me ajude e sou do Rio de janeiro e meu nome e Marcelo tenho ceratocone e não tenho condições de pagar um tratamento de e queria um lugar pra me cuidar que não é pago e desde meus 18 anos q sofro com a falta de visão mas a três anos atrás q descobri oq e ja está num estágio bastante avançado hj eu tenho 26anos e peço q alguém me ajude meu zap 21966741225 agradeço pela atenção

Marcelo Santos disse...

Boa tarde doutor pesso pelo amor de Deus que alguém me ajude e tenho ceratocone e moro no rio de janeiro e atualmente to desempregado e ja tem três anos que descobri q tenho ceratocone mas não tenho dinheiro pra ópera e nem pra comprá uma lente ou paga q seja um cura pra ceratocone e se alguém souber de ulgum lugar e algum médico que possa me ajudar vou ser muito grato e difícil toma essa decisão de Fla assim mas já to com muita dificuldade pra tudo eu desde meus 18 anos q ja sofria com a falta de visão mas não liguei hj eu tenho 26 e quando fui ja estava muito avançado diz a medica q me fez um exame e meu zap 021966741225 e me ajudem obrigado

Luh Braz disse...

Olá,
Meu nome é Ludiana e meu filho Lucas de 12 anos tem um quadro de ceratocone muito avançado. Ele já passou por diversos médicos diferentes que ficam surpresos com a progressão e não sabem muito bem o que fazer. A topografia sempre altera bastante mesmo sendo repetida a cada mês, e os tratamentos com colírios não amenizam a alergia nem as inflamações recorrentes. Ele já não consegue estudar nem se relacionar normalmente com as pessoas. O último médico que está acompanhando o caso indicou a realização do crosslink o mais rápido possível e somente em um dos olhos pq o outro já está com a córnea fina demais.

Gostaria de saber onde posso conseguir ajuda pq já estou perdendo as esperanças na recuperação do meu menino.

luabraz@hotmail.com
Rio de Janeiro - RJ

Dona Borboleta disse...

Dr. Luciano, meu nome é Vanessa, sou do Rio e sofro com o ceratocone há anos. Nunca consegui me adaptar verdadeiramente às lentes rígidas e de uns tempos pra cá, com os olhos secos já não consigo usá-las por mais que algumas horas. Portanto, percebo que estou enxergando cada vez menos pelo uso constante do óculos (que eu deveria usar só depois de tirar as lentes). Sendo assim, não consigo imaginar minha vida enxergando bem e de forma confortável. Poderia me me indicar algum especialista aqui no Rio que possa realmente melhorar minha condição com as inovações que o Sr. Citou no artigo?

Luciano Bastos disse...

Caro Marco Tulio,

Em BH tem ao menos dois fabricantes de lentes, por este motivo nunca fizemos maiores esforços para ter oftalmologistas credenciados, tem alguns poucos que encomendam lentes rígidas, não é o caso do que você citou. Mas o Dr. Tulio Hannas possivelmente terá a sua disposição a nossa tecnologia, irá depender mais dele.

Atenciosamente,
Luciano Bastos

---------------------------------

Olá Vanessa (Dona Borboleta)

Veja estes aqui, tem outros mas estes são os mais experientes e todos meus conhecidos, amigos pessoais.

- Rio de Janeiro

› Brunno Dantas Oftalmologia
Dr. Brunno Dantas
Av.. Franklin Roosevelt, 84 Sala 704 Centro
(21) 2292-8625

› Clinica de Olhos Dr. Eduardo Cukierman
Dr. Eduardo Cukierman
Rua Siqueira Campos, 43 Conj 411
(21) 2549-3394

Clinica de Olhos Oftal
Dr.José Guilherme Pecego
Dra. Mariana Pecego
Rua Vinicius de Moraes, 177/101
(21) 2522-4930
(21) 3813-4252


- Niterói

Clínica de Olhos Ari de Souza Pena
Dr. Ari de Souza Pena
Rua Cel Moreira César, 26 - Icaraí
(21) 2717-3373
(21) 2717-8660

Dra. Michelly Breitas da Silva
Rua Miguel de Frias 150 sala 1012
(21) 2602-8518


Atenciosamente,
Luciano Bastos

Banda Vernal disse...

Pedro Augusto
Salvador -Ba
Oi doutor Bastos primeiramente parabenizar pelo seu trabalho e atenção. Moro em Salvador e ficaria muito agradecido se o senhor indicasse um especialista,hospital ou clínica que trabalha com lentes esclerais ou como posso comprar?
Tenho ceratocone e não me adaptei as lentes rígidas mas fiquei muito empolgado com as lentes esclerais pós estava caminhando para um tratamento cirúrgico.
O transplante lamelar resolvi?

Desde já agradeço pela atenção.