Seja Bem-Vindo!

PÁGINA INICIAL (Home)

Dica: Utilize a pesquisa personalizada do blog para assuntos específicos em relação ao ceratocone.

Este blog tem o compromisso de divulgar informações precisas e atualizadas sobre o ceratocone e as opções de tratamento, cirurgias e especialmente da reabilitação visual com uso de óculos ou lentes de contato.

Pesquisar este blog

Carregando...

domingo, 19 de agosto de 2012

Uma oportunidade ímpar





Nos dias 14 e 15 de Dezembro será realizado o Curso Avançado Saul Bastos de Lentes de Contato Especiais, junto ao Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael em Porto Alegre com apoio da Sociedade Riograndense de Oftalmologia (SORIGS) e da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria (SOBLEC). O nome do curso é uma homenagem ao Dr. Saul Bastos, um dos pioneiros na contatologia médica no Brasil e na reabiltação visual de portadores de deficiências visuais.

O curso destina-se especialmente aos oftalmologistas já experientes na adaptação de lentes de contato no ceratocone, não é um curso básico e não é um evento de apenas apresentação de casos. O curso Avançado Saul Bastos tem como foco a transferência de habilidades na fina arte das adaptações de lentes especiais em casos de alta complexidade como o ceratocone dos iniciais aos mais extremos, casos de pós-implante de anel intraestromal, pós-transplante de córnea e de alterações da superfície ocular.

A idéia é preparar o oftalmologista que já tem experiência em adaptações de lentes rígidas especiais com as mais modernas técnicas, exames e recursos tecnológicos de lentes especiais para resolver os casos de alta complexidade que surgem no seu consultório. Muitos especialistas ficam as vezes frustrados pelas dificuldades em conseguir uma boa adaptação, o paciente fica decepcionado e é encaminhado a outro especialista ou busca por si próprio outros especialistas em busca de uma solução melhor para o seu caso.

Dentre as opções de tratamento do ceratocone, a adaptação de lentes de contato rígidas (RGPs) especiais é ainda responsável por mais de 50% dos tratamentos que oferecem a melhor acuidade visual e melhor qualidade visual de todos os demais tratamentos em todo o mundo. As opções cirúrgicas menos invasivas geralmente são bastante limitadas e tem melhores resultados nos casos iniciais, o transplante de córnea que já é uma técnica mais agressiva por ser naturalmente mais invasiva vem melhorando incrivelmente nas últimas décadas mas também tem as suas limitações e o resultado final somente se sabe depois do período de cicatrização do procedimento. Em alguns casos os pacientes serão surpreendidos pela necessidade de lentes de contato especiais para corrigir a visão devido ao astigmatismo irregular resultante após a cicatrização. A adaptação de lentes gelatinosas, mesmo as descartáveis e até mesmo as de silicone hidrogel representam um risco extra ao paciente pelo risco maior de contaminação e pela dificultada hidratação da superfície ocular. 

Interessante que pacientes com ceratocone bem adaptados são pacientes extremamente fiéis ao seu especialista, são capazes de usar lentes RGPs por décadas sem necessidade de submeter-se a procedimentos cirúrgicos e sem maiores complicações como ceratites, erosão de córnea e úlcera de córnea. O ceratocone tende a ter episódios de progressão mais esparsos e mais raros a partir dos 25 anos do paciente, especialmente se bem adaptado com suas lentes e se bem orientado pelo especialista. A qualidade de vida de pacientes como estes é praticamente a mesma de alguém com sem problemas de visão, exceto quando ele retira suas lentes ele volta a ter dificuldades com a visão.

É uma grande oportunidade para que oftalmologistas de todo o país possam reunir-se com alguns dos mais experientes e renomados especialistas em reabilitação visual com lentes especiais. Haverá um tempo após cada sessão aberto para perguntas, dicussão de casos, tirar dúvidas e estabelecer novas relações profissionais. É também uma grande oportunidade para reciclagem, para ver as novidades em materiais e lentes que diversos fabricantes estarão expondo, assim como os representantes de laboratórios farmacêuticos com novos produtos sendo lançados.

Este curso foi elaborado para dar oportunidade para que os milhares de pacientes que sofrem no dia-a-dia com problemas de visão devido ao ceratocone possam ter melhores opções de reabilitação visual com conforto e preservação da saúde fisiológica da córnea. Comente sobre o curso com o seu oftalmologista, ele terá uma oportunidade histórica de participar de um evento que destina-se unicamente a aumentar ainda mais a sua capacidade de resolver os mais complexos casos e mesmo os casos considerados não avançados com ainda melhores resultados. O website do Curso Avançado Saul Bastos estará disponível em breve e conterá maiores informações e detalhes sobre o evento. O Curso já dispõe de uma página no Facebook, na qual vocês podem acessar pelo link abaixo:

Curtir a página do curso em www.facebook.com/CursoSaulBastos

Será uma grande satisfação receber os oftalmologistas verdadeiramente interessados na reabilitação visual com lentes de contato especiais. Assim que o website do curso estiver no ar, as informações de inscrições, hospedagem, passagens aéreas e detalhes do curso estarão disponíveis. Também haverá oportunidade para aqueles que quiserem aproveitar sua vinda ao sul para conhecer a serra gaucha, com pacotes turísticos para as cidades de Gramado e Canela.

Colabore na divulgação deste curso, na sua próxima consulta comente com ele sobre o evento.

Obrigado pelo seu interesse e e pela oportunidade. Em breve novidades sobre o curso e também novas postagens no Blog C&T.

Luciano Bastos
Organizador 
Curso Avançado Saul Bastos de Lentes de Contato Especiais


  

Um comentário:

Luigi Henrique De paula disse...


Bom,queria falar que me recomendaram esse blog é bom demais,ja li esse post varias vezes e outros,vou recomenda tb,é sempre bom ver recomendações,ouvir falar que tem um site bom ai de rastreamento um tal de http://rastreamento.org alguem ja ouviu falar?sabe me falar se é bom?