Seja Bem-Vindo!

PÁGINA INICIAL (Home)

Dica: Utilize a pesquisa personalizada do blog para assuntos específicos em relação ao ceratocone.

Este blog tem o compromisso de divulgar informações precisas e atualizadas sobre o ceratocone e as opções de tratamento, cirurgias e especialmente da reabilitação visual com uso de óculos ou lentes de contato.

Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de março de 2009

Ceratocone e Cirurgia

É grande o número de pacientes diagnosticados com ceratocone que procura por alternativas cirúrgicas que possam resolver esta patologia. Embora hoje em dia seja possível contar com técnicas menos invasivas como implante de anéis intraestromais ou intracorneanos e mais recentemente com o crosslinking de colágeno de córnea com riboflavina, e também embora hoje em dia as técnicas cirúrgicas de transplante de córnea estejam muito evoluidas, é grande a desinformação em relação a estas alternativas.
.
Os mais experientes especialistas sabem que as alternativas para o ceratocone devem passar obrigatoriamente pelos métodos mais simples e não cirúrgicos, como a prescrição de óculos, adaptação de lentes de contato quando estas alternativas forem possíveis. A correta indicação cirúrgica dos métodos menos invasivos deve obedecer alguns preceitos básicos, como a constatação inequívoca de progressão real da patologia e da idade do paciente, assim como a paquimetria (espessura da córnea) e a ausência de leucoma ou nébulas (opacidades corneanas) causadas por hidropsia ou pelo uso inadequado de lentes de contato, ou pelo uso de lentes de contato de qualidade sofrível.
.
A indicação de transplante de córnea ou ceratoplastia deve ocorrer também obededendo alguns preceitos específicos, como a presença de opacidades corneanas (leucoma ou nébula), casos de evolução extrema onde lentes não ofereçam uma acuidade e qualidade visual aceitável ou que as lentes não possam ser adaptadas. Hoje em dia existem lentes que podem ser adaptadas mesmo nos casos mais extremos, desde que seja viável a acuidade visual obtida. As lentes Ultracone Advanced, Mini-Esclerais e Semi-Esclerais podem ser adaptadas com sucesso mesmo em casos de curvaturas acima de 70 dioptrias (ver artigo Designing Lenses for Advanced Keratoconus ou o artigo traduzido em Adaptação de Ceratocones Extremos).
.
Outra indicação para alternativas cirúrgicas seja as menos invasivas e o transplante de córnea principalmente está naqueles pacientes inaptos a colocar e retirar lentes de contato, que não podem usar óculos. Pacientes que não tenham condições físicas, mentais ou que por uma questão sócio-econômica e cultural não possam ter uma higiêne e assepsia garantida para manipular lentes também são contra-indicados para adaptação e podem ter indicação para o transplante de córnea.
.
Um fato que é lamentável, embora seja comum, é o fato de o paciente recém diagnosticado com ceratocone tenha a informação de que é candidato (futuro) ao transplante de córnea. Muitos pacientes desinformados pensam que um dia eles terão que submeter-se ao transplante de córnea, o que é uma informação absolutamente equivocada. Atualmente com a atual tecnologia dos fabricantes de lentes RGPs em geral, é possível adaptar lentes em casos desde os iniciais aos mais avançados, e o ceratocone tende a estabilizar a partir dos 25 anos do paciente. Entre os 30 e os 40 anos deve haver a estabilização completa da evolução do caso em até mais de 90% dos casos. Cerca de 10% ou menos terão necessidade real de transplante de córnea, desde devido aos problemas citados anteriormente.
.
Por outro lado, os cirurgiões de córnea experientes em ceratoplastia sabem que o ideal é que o paciente aguarde o maior tempo possível para o transplante de córnea, pois quanto maior for a idade do paciente há uma redução significativa dos índices de rejeição e o paciente terá mais chances de aproveitar a córnea doada até o final de sua vida. Transplantes precoces, "podem" gerar a necessidade de um novo transplante depois de 20 ou 30 anos, dependendo do caso. Em alguns casos não existe outra alternativa, assim o paciente deve fazer revisões ao menos uma ou duas vezes por ano com o seu oftalmologista, realizar exames de microscopia especular para contagem de células endoteliais e observar a transparência da córnea (enxerto).
.
Felizmente as técnicas de transplante de córnea tiveram uma grande evolução nesta última década, e os atuais métodos permitem em alguns casos uma recuperação mais rápida e resultados cada vez melhores. Para citar a ceratoplastia lamelar, a penetrante e finalmente o Intralase possibilitam resultados cada vez melhores. Os bancos de olhos do país também estão melhorando a cada dia o sistema de captação de córneas, as técnicas de enucleação e de conservação de córneas também tiveram um aumento de qualidade com a adoção de novas práticas orientadas por protocolos mais cuidadosos. A conscientização da população quanto a necessidade de doar orgãos também é maior hoje, possibilitando que vidas sejam salvas e que a visão possa ser reestabelecida a muitos que precisam. É importante salientar que o ceratocone não é a única patologia que pode levar um paciente ao transplante de córnea, existem outras distrofias da córnea que tem indicação de transplante ou da adaptação de lentes de contato especiais RGPs esclerais ou semi-esclerais.
.
É importante tranquilizar os pacientes diagnosticados com ceratocone de que existe uma luz no fim do túnel, e que esta luz não é um trem vindo em sua direção. Não importa em que estágio esteja, há uma alternativa de tratamento e a procura por oftalmologistas especializados nesta patologia nem sempre é fácil. Há excelentes médicos oftalmologistas que atuam em outras sub-especializades, felizmente eles geralmente indicam o paciente para um colega que domina esta sub-especialidade da reabilitação visual de ectasias corneanas como o ceratocone.
.
Espero contribuir um pouco no esclarecimento destas questões, obrigado pela sua atenção.

.
Luciano Bastos *
Instituto de Olhos Dr. Saul Bastos - Porto Alegre

.

*Luciano Bastos é Diretor de tecnologia do IOSB, especialista em design, fabricação, modificação e adaptação de lentes de contato especiais para reabilitação visual de pacientes com córneas irregulares, tais como ceratocone, seqüelas de cirurgia refrativa, pós-transplante de córnea e pós-trauma. Diretor da Ultralentes, empresa especializada na fabricação de lentes de contato especiais, Membro do CLMA (Contact Lens Manufacturers Associations - EUA), Membro do RGPLI (Rigid Gas Permeable Lens Institute - EUA), Membro do CLSA (Contact Lens Society of América - EUA), Membro da BCLA University (British Contact Lens Association - Reino Unido) e Técnico Especializado em Lentes de Contato pela CLAO (Contact Lens Association of Ophthalmologists - EUA). Faz pesquisa clínica e científica na área de reabilitação visual com uso de lentes de contato especiais, junto a oftalmologistas especializados.

67 comentários:

Unknown disse...

Gostaria de contatos dos especialistas em ceratocone em Curitiba- Paraná, grata pela atenção.

Anônimo disse...

Óla,gostaria de saber de alguns especialistas de Ceratocone em Bh-Mg

Grata Michelle

Mayra disse...

Olá. Gostaria de saber o contato de alguns especialistas em ceratocone no Brasil, especialmente em Goiânia-GO ou no Tocantins. Obrigada.

Luciano Bastos disse...

Prezado Jils,

O Hospital Moreira em Curitiba tem excelentes profissionais como a Dra. Sally Moreira e sua filha Dra. Luciane Moreira que são especialistas em córnea e ceratocone.

Prezada Michelle,

Em BH tem ótimos especialistas em ceratocone como o Dr. Orestes Miraglia Jr., o Dr. Cléber Godinho e o Dr. Paulo Ferrara, entre outros especialistas.


Prezada Mayra,

Em Goiania tem o Dr. Paulo Ricardo de Oliveira do Instituto Panamericano da Visão, ele poderá orientá-la.

Boa sorte a todos.

Carina Queirós disse...

Olá bom dia, gostaria de saber se existe tto gratuito no RJ, minha filha tem 6 anos e foi diagnosticado Ceratocone, o q eu faço, tô perdida... Por favor me ajude...

Veronica disse...

Por favor, gostaria de saber se existe no Rio de Janeiro, alguns especialistas em cirurgia de Ceracotone,.
Desde já agradeço a atenção

Luciano Bastos disse...

Olá Carina,

No Rio de Janeiro o Instituto Benjamin Constant atende a pacientes com ceratocone pelo SUS. Por favor procure este serviço, o preceptor é o Dr. Eduardo Cukierman e ele poderá ajudá-la.

Boa sorte,

Luciano Bastos
Em Colaboração com o Blog C&T.

__________________________________

Prezada Verônica,

No Rio de Janeiro há ótimos especialistas que poderão orientá-la, como segue:

- Dr. Jose Guilherme Pecego
- Dr. Brunno Dantas
- Dra. Mariam Daibes Rachid

É importante uma avaliação para saber se há de fato indicação cirúrgica ou não, lembrando que no mundo todo a adaptação de lentes de contato especiais é responsável por cerca de 52% dos tratamentos para o ceratocone.

Existem diversos outros especialistas, mas creio que estes citados podem lhe dar uma orientação correta e segura.

Boa sorte
Atenciosamente,

Luciano Bastos
Em Colaboração com o Blog C&T.

Unknown disse...

Oi,gostaria de saber se em SP existe algum tratamento cirurgico gratuito para ceratocone pois tenho 28 anos e ja tentei varias lentes de contato todas sem sucesso no momento uso oculos mas troco de grau com muita frequencia por favor me ajudem, desde ja agradeco.

Luciano Bastos disse...

Simone,

Creio que a Unifesp e a USP ainda estão fazendo triagem para tratamento do ceratocone, seja por lentes de contato ou procedimento cirúrgico.

Talvez você possa testar outras lentes diferentes das que testou anteriomente e quem sabe pode obter melhor resultado. Talvez a UNIFESP (Instituto da Visão) seja uma boa alternativa pois você poderá fazer estes testes sem compromisso.

Boa sorte,

Luciano Bastos
Em colaboração com o Blog C&T

Unknown disse...

Gostaria de saber de alguns especilistas desse assunto em Natal-RN.
Pq tenho medico aki em Natal-RN que ele me sugeriu colocar uma lente rigida(Rose K) em um olho que jah está bastante afetado c/ceratocone e no outro por apresentar rejeição as lentes rigidas,incluindo a Rose K e não ter progredido o ceratocone,tah bem no inicio, ele me indicou uma gelatonosa,isso eh possivel ?

Obrigada

Luciano Bastos disse...

Sem dúvida é uma boa lente, se no caso for inicial uma gelatinosa descartável tórica pode ajudar.

Anônimo disse...

GOSTARIA DE SABER QUAL A INDICAÇAO EM SANTOS(SP) PARA ESSA ESPECIALIDADE,POIS MINHA FILHA DE 6 ANOS ESTA COM CERATOCONE.OBRIGADA DESDE JA.SILMARA

Anônimo disse...

gostaria de saber o contato de especialista em ceratocone que faz tratamento gratuito no interior de são paulo.Daiérica matão s/p

Anônimo disse...

Gostaria de Saber se na Paraiba existe algum especialista em ceratocone?

Anônimo disse...

Dirley de Paula
Quero saber se em Curitiba tem alguma clpinica ou hospital que atenda pelo sus para o tratamento de ceratocone, por favor...

Silvia disse...

Olá as pessoas portadoras de Ceratocone
Meu filho de 17 anos fez o implante de anel de ferrara no olho esquerdo, há cerca de 2 meses e a miopia reduziu de 9 graus para 0 e o astigmatismo, de 3,5 para 1,5. Neste final de semana, fez o Cross Link para tentar segurar a evolução da doença. Aconselho às pessoas que tem a indicação destes procedimentos, que o façam, pois o resultado foi excelente e o pós operatório, mais simples que uma remoção de amígdalas. Segundo o mé dico, Dr. Wilson Obeid, do CEMA, em S.Paulo, o resultado pode ser ótimo, desde que exista realmente a indicação dos procedimentos, pois existem casos onde a indicação é realmente o transplante, e estes procedimentos não trarão os mesmos benefícios.

Unknown disse...

Olá!
Fiz um transplante de córnea há mais ou menos 10 anos. Meu astigmatismo ficou muito alto e na última consulta, após alguns exames me indicaram uma topoplastia. Gostaria de ouvir mais uma opnião. Na opnião do meu médico é que o resultado seria bem satisfatório. Ele minimizou os riscos.Poderia me dar uma opnião?

Anônimo disse...

Olá
Eu fui diagnosticada com ceratocone e gostaria de saber se forçar os olhos como em leituras, pode agravar ainda mais o problema?
O Sistema Único de Saúde(SUS) cobre gratuitamente a cirurgia?

Obrigada...

Anônimo disse...

Oi descobri que tenho ceratocone faz 7 anos e desde então uso lentes rigidas nos dois olhos. Nunca foi facil, mas hoje tem sido um tanto mais tranquilo, graças a DEUS. Tenho algumas duvidas para perguntar a outros portadores desse mal, ja em estado avançado: Voces sentem muita dor de cabeça? Trabalham ou estudam normalmente? Dirigem? Sai sozinho com ou sem as lentes? Espero que todos os que lerem deixem suas respostas,ta? Deus abençoe vcs!

Anônimo disse...

josiane , meu filho tem 14 anos e está com ceratocone , o oftalmologista , diz que a cornea esta muito fina , que nao pode coçar e nem bater , pois pode furar .e se isso acontecer tem que fazer cirurgia de emergencia .mas se isso acontecer , meu filho pode ficar cego, estou muito nervosa , me ajude pelo amor de deus .be

Anônimo disse...

Olá gostaria de saber se tem especialistas em MATO GROSSO... e qual o valor de uma cirurgia com o anel de ferrara? tenho nos dois olhos!descobria a doença a 1 ano e não me adaptei com as lentes!
Des de já agradeço

Selma Garcia disse...

Olá, meu filho, hoje com 32 anos e portador de sindrome de down tem ceratocone e fez transplante de cornea em 1995, mas devido ao uso de colirio para evitar rejeição apareceu catarata. Existe algum tratamento ou cirurgia para ela mesmo em cornea transplantada? Há algum hospital na região de Campinas/SP que tenha especialistas em ceratocone e catarata? Grata

thiago disse...

ola, meu nome e thiago e tenho 31 anos,eu venho lutando para usar lentes de contato ja tem ums quinze anos e nao consigo me adaptar
no meu olho direito foi diagnosticado cornia com astigmatismo irregular 12,30 119graus.com ceratometria simulada central de 47,10x59,50d apice de cornia com curvatura maxima de 61,40d e no meu olho esquerdo cornia com astigmatismo irregular 9,40 78 graus com ceratometria simulada central 45,90x55,20d
apice de cornia com curvatura maxima de 59,40d
Gostaria de saber se eu sou um candidato a cirurgia e onde posso conseguir um centro de especialidade gratuito em Vitoria do Espirito Santo

Bianca disse...

Olá... descobri que tenho ceratocone há uns 6 anos e nunca fiz nenhum tipo de tratamento por ser mto caro. Agora estou tendo muitas dificuldades visuais devido ao ceratocone.....Gostaria de saber se existe algum lugar onde o tratamento seja realizado gratuitamente em BH/MG, e se realmente é confiável e satisfatório o resultado.

Anônimo disse...

fiz um tranplante de cornea , por causa do ceratocone gostaria de saber se para tirar os pontos irei levar anestesia?

Luciano Bastos disse...

4 de junho de 2010 02:16

Prezada JA.SILMARA

O Dr. Luiz Formentin é um excelente especialista em Santos, ele faz parte da equipe da UNIFESP no Hospital São Paulo.

___________________________________
17 de junho de 2010 19:16

Sugiro verificar os especialistas que estão nesta lista no website da Ultralentes (copiar link abaixo) pois todos são excelentes oftalmologistas na reabilitação visual no ceratocone:

http://ultralentes.com.br/onde-encontrar/

___________________________________
24 de agosto de 2010 18:53

Caro marylin,

Infelizmente desconhgeço especialistas em ceratocone na Paraíba

___________________________________
7 de outubro de 2010 16:36


Prezada Dirley de Paula,

Recomendo que você consulte com a Dra. Saly Moreira ou com a Dra. Luciane Moreira em Curitiba, são excelentes especialistas na reabilitação visual no ceratocone. Ver Hospital de Olhos do Paraná.

___________________________________
25 de outubro de 2010 21:02

Olá fabimsax,

A toplastia consiste em reverter o transplante girando o botão do enxerto corneano rotacionando para obter um melhor posicionamento e assim amenizar a irregularidade astigmática elevada presente em alguns casos.

Hoje em dia essa questão pode ser contornada sem necessidade de cirurgia com a adaptação de lentes esclerais ou semiesclerais que corrigem muito bem esse astigmatismo irregular elevado. Veja mais em www.ultralentes.com.br em lentes SB e SSB.

___________________________________
7 de novembro de 2010 21:27

Olá Anônima,

Forçar os olhos para ler não prejudica o ceratocone mas pode causar dores de cabeça. O SUS cobre o custo do transplante de córnea desde que tenha indicação cirúrgica seu caso.


___________________________________
18 de janeiro de 2011 09:30

Ola Anônimo,

A maior parte das pessoas que tem ceratocone e adaptam lentes boas e de alta tecnologia tem uma vida praticamente normal como qualquer outra pessoa que use lentes de contato, podem trabalhar, dirigir, praticar esportes e todas demais atividades sociais.

___________________________________
3 de fevereiro de 2011 17:43

Olá Josiane,

Seu filho não ficará cego, ele precisa ser bem acompanhado por um oftalmologista e ser orientado realmente a não coçar os olhos, mas não é somente isso. Talvez seja importante vocês terem a opinião de outro(s) especialistas pois não tem cabimento fazer terrorismo com o ceratocone, vocês precisam estar bem orientados e seu filho de um acompanhamento profissional de um bom especialista.

___________________________________
3 de março de 2011 22:45

Caro Anônimo,

Não conheço especialistas no MT, sinto muito.

___________________________________
6 de março de 2011 21:22

Cara Selma Garcia,

Talvez o Dr. Marcelo Vicente Sobrinho possa ajudar, segue o endereço:

Dr. Marcelo Vicente Sobrinho
Av. John Boyd Dunlop, S/N
13060-904 Campinas / SP
(19)3343-8545
(19)3343-8515

___________________________________


___________________________________
30 de março de 2011 16:48


Caro thiago,

Local gratuito realmente eu não saberia indicar no Espírito Santo mas o Dr. Guillermo Tasayco poderá eventualmente ajudar-lhe com as lentes pois ele adapta lentes de alta qualidade e tecnologia. Seguem dados:

Dr. Guillermo Tasayco
Av. Central, 1265 Parque Residencial
29165-130 Serra / ES
(27)3328-5228
(27)3328-5324

___________________________________
21 de maio de 2011 19:33

Olá Bianca,


Infelizmente quando de trata de hospitais que fazem tratamentos gratuitos pelo SUS tenho alguma dificuldade em saber, mas sei que em BH tem excelentes especialistas em ceratocone.

___________________________________
16 de outubro de 2011 00:33


Luciano Bastos
Em colaboração com o Blog C&T.

Anônimo disse...

Olá, realizei a cirurgia cross-linking e queria saber se eu fumar maconha pode prejudicar em alguma coisa ? levando em conta que fiz a cirurgia faz 5 dias.. espero não ser vitima de preconceito!!!

juci disse...

ola tenho ceratocone ha muitos anos e ate hj tenho muitas dificuldades em varias atividades.faço tratamento no hospital das clinicas aqui em sao paulo mas ate hj nada resolvido...estou usando lentes de contatos por minha conta me ajuda muito mas acho que nessecito mesmo é de um trasplante..posso ficar cega????essa é minha preoculpaçao maior pois minhas lentes sao adpitadas por meu caso mais acho que ja venceram,lentes de contatos rigidas para pacientes com ceratocone vencem?de quanto em quanto tempo tenho que trocalas?grata juciara..

RAQUEL disse...

OLA, MEU NOME É RAQUEL, EU TIVE UM PRÉ DIAGNOSTICO DE QUE PODERIA TER CERATOCONE, REALMENTE É DESESPERADOR SÓ IMAGINAVA QUE IRIA FICAR CEGA E QUE NÃO IA PODER VER MEU FILHO CRESCER, PRECISEI AGUARDAR 07 DIAS PARA FAZER O EXAME PARA CONFIRMAÇÃO, NESSE PERIODO MIMHA VIDA ACABOU DESEJEI ATÉ A MORTE, EU ME OLHAVA NO ESPELHO, OLHAVA OS MEUS OLHOS E SENTIA RAIVA DOS MEUS OLHOS, EU OLHAVA AS PESSOAS, OS OLHOS DAS PESSOAS E EU PENSAVA O MEU NÃO PRESTA PRA NADA, EU PERDI 03 KILOS EM 07 DIS SÓ TOMAVA AGUA E CHORAVA MUITO, FOI MUITO DIFICIL PORQUE O MEU FILHO ME VIA CHORAR E CHORAVA TAMBÉM EU NÃO CONSEGUIA ME CONTROLAR, A MEDICA ME DISSE VC VAI FICAR CEGA, SE NÃO FIZER UM TRANSPLANTE URGENTE, E AFILA DE ESPERA É ENORME, QUANDO FIZ O EXAME NÃO FOI CONFIRMADO, EU APENAS TENHO ARTIGMATISMO, O QUE TAMBÉM NÃO ME AGRADA, MAS EU TENHO MUITO APREÇO PELA AS PESSOAS QUE TEM CERATOCONE, TORÇO MUITO POR VCS MEUS ANJOS, DEUS VAI TRABALHAR NA MENTE DOS PESQUISADORES E ELES VÃO DESCOBRIR A CURA, MAS CREIA EM DEUS PEÇA A ELE, SÓ MENTE ELE PODE SER O ITEMEDIARIO DIRETO OU INDIRETO DA CURA MEU MSN É RAQUELCONCEICAO_RYAN123@HOTMAIL.COM / SE ALGUÉM QUISER ME ADD PRA CONVERSAR, DESABAFAR VOU ATENDER VCS COM MUITO CARINHO, É SEMPRE BÓM CONVERSAR COM ALGUÉM QUE TEM A NOÇÃO DO SOFRIMENTO, NÃO TENHO TANTO PORQUE NÃO ERA CERATOCONE, MAS TENHO A NOÇÃO DO SOFRIMENTO DA NOTICIA DO POSSIVEL DIAGNOSTICO. BJS DEUS VAI RESOLVER ESTÁ QUESTÃO POR TODOS VCS, EU CREIO NISSO. BJOS QUERIDOS

john disse...

gostaria de saber se existe em Recife-PE tratamento pelo sus. obg!!!

Anônimo disse...

Uso lentes de contato rígidas há quase 10 anos, ano passo fui a outro oftalmo e ele me disse que para o meu caso a única solução é o transplante de córnea e assim mesmo eu teria que usar lente, gostaria de saber se não tem um método mais avançado, tem dias em que sinto que meus olhos estão pegando fogo, as lentes me irritam, ressecam, teria alguma solução.

Luciano Bastos disse...

Caro Anônimo,

Não há nenhum estudo (ao menos publicado) sobre o uso de maconha associado ao crosslinking. Os únicos estudos relacionados a oftalmologia são associados ao glaucoma. Um estudo feito da UCLA demonstrou que o seu uso baixa em torno de 30% a pressão intraocular por entre 4 e 5 hs.

O Crosslinking é um tratamento relativamente novo e não se tem ainda dados suficientes para um estudo de longa duração, embora os resultados até então sejam de que na maior parte dos casos tratados há a paralização da progressão do ceratocone.

_________________________________

Juciara,

As lentes de contato rígidas gás permeáveis tem um tempo de vida útil que depende muito de como o paciente cuida e manipula suas lentes no dia-a-dia.

Embora eu tenha certeza de que o Hospital de Clínicas em SP tenha um ótimo serviço de oftalmologia sugiro também consultar no Hospital São Paulo (Escola Paulista de Medicina) que tem um serviço especializado em ceratocone e na reabilitação visual com lentes especiais.

Espero ter ajudado.

Luciano Bastos
Em colaboração com o Blog C&T

__________________________________

Caro Anônimo,

Seu caso me parece pode ser tratado ainda sem a necessidade de transplante utilizando a adaptação de lentes esclerais que ajudam a melhor lubrificar a córnea, muitas vezes uma dificuldade que os pacientes com ceratocone tem. Além destas lentes não tocarem a córnea e se apoiarem na esclera (porção branca dos olhos) elas possibilitam uma melhor hidratação da superfície corneana com o uso de uma solução salina sem conservantes que fica entre a lente e o olho.

A Escola Paulista de Medicina através do Dr. César Lipener já tem a disposição as lentes esclerais SSB que proporcionam ótimos resultados em termos de conforto, acuidade visual e saúde fisiológica da córnea.

Atenciosamente,

Luciano Bastos
Em colaboração com o Blog C&T

Anônimo disse...

Gostaria de saber de alguns especialista em ceratocone que atendam pelo SUS em Alagoas.
Grato pela atenção.
Edinaldo Costa

tayara disse...

olá,tenho ceratocone,já usei oculos e lentes de contato rigidas mas não me adaptei,então preciso fazer transplante de córnea.
Gostaria de saber se o transplante por meio do método intralase é recomendado?e se é oferecido pelo sus no estado do Paraná?
agradeço desde já.

Lu** disse...

Olá gostaria de saber se no Intituto Benjamin constant tem tratamento gratuito para ceratocone.
Gostaria tambem de saber como funciona as lentes em questão de preço,tempo de fabricação,tempo de uso,e se há alguma forma de conseguir a lente de graça ou com desconto.
Tenho ceratocone desde os 13 anos,mas fui diagnosticada com miopia.Demorei uns 3 anos para saber qeu era ceratocone, os oculo já não adiantam mais.
Desde já agradeço

Luciano Bastos disse...

Caro Edinaldo,

Infelizmente desconheço especialistas que atendam pelo SUS em Alagoas no entanto se tiveres a possibilidade de ir ao Hospital Banco de Olhos de Sorocaba eles tem um serviço de excelência pelo SUS no tratamento do ceratocone.

Todos que tem dificuldade em tratar o ceratocone mesmo em cidades fora do estado de São Paulo podem ir até lá consultar.

Espero ter ajudado.

Luciano Bastos
Em colaboração com o Blog C&T.

________________________________

Olá Tayara,

Em Curitiba me parece que já existe o Intralase, em todo o caso você pode procurar o serviço do Hospital de Olhos do Paraná e procurar a Dra; Luciane Moreira ou a Dra. Sally Moreira que elas poderão lhe ajudar, são excelentes especialistas.

Luciano Bastos
Em colaboração com o Blog C&T.

_________________________________

Olá Lu**,

O Instituto Benjamin Constante tem um serviço de oftalmologia que adapta lentes para o ceratocone. Você pode procurar o Dr. Eduardo Cukiermann e perguntar a ele se tem a possibilidade de testar as lentes Ultracone, pois ele adapta na clínica dele, não sei que lentes eles adaptam no Benjamin mas eleslá tem lentes mais baratas. Se tiver dificuldades na adaptação sugiro testar as lentes Ultracone que poderão ajudar.

Boa sorte,

Luciano Bastos
Em colaboração com o Blog C&T.

lucas d disse...

Olá, gostaria de saber se quem tem ceratocone pode fumar maconha ? se isso pode prejudicar em algum sentido.. espero não ser vitma de preconceito!!

Anônimo disse...

Ola eu gostaria de saber qual hospital faz cirurgia de ceratocone pelo S.U.S em Belo Horizonte. Grata obrigada pela atenção.
Veronica Lobo

Anônimo disse...

Ola Dr.
Tenho ceratocone,sério problema de acuidade visual,sinto muita dor de cabeça, e tenho 57 anos.Ao anoitecer, com a diminuição da claridade,tenho muita dificuldade para enxergar.
uso óculos com prisma,e não tentei lentes, pois não creio que me adaptaria a lentes rígidas.
Há alguma outra opção que eu deveria tentar que não o transplante.
Grata
Maria Passamai

Unknown disse...

Olá ,,gostaria de ssaber se existe algum especialista que atenda em Manaus/AM ?desde já grato...

Unknown disse...

Meu nome é chaiany,eu descobrir semana pasada que twnho ceratocone,nos dois olhos,esto no terceiro gral da doença,fis a adaptacao de lente,e alente deu certo na cornea do olho,mas eu nao consegui ficar com a lente no olho,mal consegui ficar com o olho aberto,e essa lente custa 700,00 eu estou com medo de compra ela e nao conseguir ussar,isso e normal doeu muito????

CARLOS disse...

ola meu nome e carlos e tbm tenho essa doença doutor,e sofro so na hora de fazer meus exames oftalmologicos pois sei que nao vou passar pq cm a vista direita nao enxergo sem minha lente,e tenho que efetuar esses exames uma vez por ano pois sou motorista de onibus e temos que passar por exames uma vez a cada ano e eu sofro so nesta hora pois sei que nao consigo passar pelo exame de vista sem as lentes,mas no meu dia a dia enxergo normal pois uso minha vista dos os dias pois faço manobras e nao passo por dificuldades mas quando xega a hora de fazer os exames que fico com o coraçao na mao pois sei que vou ter que usar minhas lentens e so fico aliviado quando passo neles pois sei que vou continua fazendo o que mais amo que e dirigir mas tenho que ir todo o ano ao meu medico e quando ele fala que preciso trocar as lentes me doi poque tenho um gasto de 500,00reias isso todo ano ms faço esse esforço porque necessito da minha visal 100por cento na hora dos exames mas fora disso nao faço uso a elas gotaria de saber o porque???Sei que tenho essa doença ms nao me encomoda no meu dia dia pois vivo normalmento mas na hora de quaquer exame tenho que por a lenta,ms as vezes so coloco non olho direito que e o qual nao consiguo ter uma otima vizao na hora do exame.Meus que vem ja tenho que ir me preparando para minha visita ao oftalmo e nao me preocupo mto cm isso porque sei que tenho que enfrentar isso se quiser continua a fazer o que mais amo que e dirigir ms gostaria de chegar la e ter uma noticia boa que nao precisaria trocar minhas lentes era so isso que eu queria a consulta ate acho bom para saber como estou pois na minha profissao preciso dela boa ou melhor otima.
Ms gostari de ter uma outra altenativa ao uso das lentes...
DESDE JA LE AGRADEÇO
CARLOS

Unknown disse...

Olá, gostaria de saber o preço médio de um par de lentes para ceratocone?

Unknown disse...

Boa tarde, gostaria de saber o preço de um par de lentes para ceratocone?
Desde já agradeço!

Unknown disse...

Olá, meu nome é Regina eu tenho 26 anos e hoje descobri que meu óculos não tá, mais fazendo é feito, o oftalmologista me falou se meu óculos não fizer efeito ou ter de fazer a cirurgia, mas tenho medo, moro aqui em Natal,RN será que tem especialistas, desde já eu agradeço por sua atenção.

Luciano Bastos disse...

Caro Lucas,

Não há nenhum estudo relacionado ao tema. Sabe-se que a maconha baixa a pressão intraocular, entretanto isso não tem relação com o ceratocone.

O ideal para quem tem ceratocone, por via das dúvidas, é ter um cuidado especial com a saúde de maneira geral.

Cuide-se bem e vá ao seu oftalmologista, recomendo que faça a pergunta ao mesmo.

Luciano Bastos
Em colaboração com o Blog C&T.


__________________________________

Olá Verônica,

Eu não sei lhe dizer, procure contatar os serviços de oftalmologia dos hospitais público de BH para obter esta informação.

Boa sorte,

Luciano Bastos
Em colaboração com o Blog C&T.

___________________________________

Olá Maria Passamai,

A adaptação de lentes especiais no ceratocone não é tão difícil como você imagina, mas precisa ser feito com um oftalmologista experiente e com lentes de boa qualidade.

Existem também lentes esclerais que proporcionam um conforto ainda maior para quem tem muita sensibilidade. Sugiro procurar um especialista que adapte as lentes fabricadas pela Ultralentes (da qual sou diretor), embora pareça auto-promoção creio que estes oftalmologistas poderão ao menos lhe dar o melhor suporte. Vá em

www.ultralentes.com.br

na aba ONDE ENCONTRAR.

Boa sorte,

Luciano Bastos
Em colaboração com o Blog C&T.

Luciano Bastos disse...

Olá Chaiany,

O normal é sentir a presença da lente e não doer, se doeu é porque a lente não era de tão boa qualidade. O ideal é que o paciente sinta a presença da lentes e ao olhar para baixo com a cabeça virada para baixo, a sensação da presença da lente diminua, assim a adaptação deveria transcorrer de maneira harmoniosa.

Lembrando que lentes boas são mais fáceis de adaptar, lentes sem um desenho de alta tecnologia ou de qualidade inferior é uma tortura ou mesmo impossível se adaptar.

Veja meu comentário acima deste.

Luciano Bastos
Em colaboração com o Blog C&T.


__________________________________


Carlos,

Se as lentes são difíceis e sem elas você não pode exercer a sua profissão que tanto ama, talvez tenha que reconsiderar e pensar em outra alternativa de trabalho. No entanto você tem outras opções, como tentar lentes melhores ou até mesmo lentes esclerais que são mais seguras para quem dirige, ou no transplante de córnea (se tiver indicação), mas lembre-se de que o resultado não é garantido e que a recuperação é lenta, você teria que ficar alguns meses afastado ou ao menos com a visão do olho que teve transplante de córnea com a visão alternando sem poder adaptar lentes por ao menos 12 meses.

Luciano Bastos
Em colaboração com o Blog C&T.

__________________________________

Caro João, isso depende de uma série de fatores, a marca da lente, o tipo de caso, os honorários do médico de acordo com a dificuldade/complexidade do caso e mesmo se for feito em clínica privada ou hospital público.

Luciano Bastos
Em colaboração com o Blog C&T.

Luciano Bastos disse...

Olá Regina,

Procure os oftalmologistas que adaptam lentes especiais para o ceratocone. Converse com eles e pergunte sobre a viabilaidade de eles testarem a lente Ultracone da Ultralentes. Eles podem conversar comigo se quiserem, estou a disposição.

Boa sorte,

Luciano Bastos
Em colaboração com o Blog C&T.

Anônimo disse...

Ola por gentileza eu gostaria de saber o seguinte eu tenho 7 grau de miopia em um olho esq e mais 3 no olho dir e descobri que tenho ceratone segundo os exames deu avançado mais pelos oftalmos foi considerado um caso inicial a qual pode ser tratado com lentes mais ja usei lentes anteriormente e nao me adaptei e a doença esta evoluindo cada vez mais sendo assim gostaria de saber se caso eu fizer a cirurgia dos aneis se caso tem problemas de complicações e pode dar errado e se caso so abaixar um pouco da miopia eu posso fazer uma cirurgia de refrativa para miopia depois ou nao, e no caso se eu passar pela cirurgia de ceratocone mesmo nao zerando o grau de miopia que eu tenho futuramente terei que passar pelo transplante de cornea ou essa cirurgia do anel corneano nao deixa a doença evoluir e nao correrei mais riscos de passar pelo transplante, desde ja muito obg

Luciano Bastos disse...

Caro anônimo,

Se você tem um grau de 7 dioptrias de miopia em um dos olhos e cerca de 3 dioptrias no outro é provável que o diagnóstico de ceratocone inicial de grau I. Nestes casos, antes de optar por um tratamento cirúrgico, o mais prudente é acompanhar a evolução (ou não) do caso, fazendo topografias a cada 6 ou 12 meses, dependendo da sua idade.

O ceratocone costuma ter o que chamo de episódios de evolução, na maior parte dos casos não é uma progressão contínua. Estes episódios costumam ser mais frequentes e significativos entre os 18 aos 25 anos, a partir dos 25 os episódios de progressão costumam ser mais esparsos e menos significativos. O ideal é utilizar óculos (o oftalmologista precisa fazer um exame muito refinado nos casos de ceratocone) se for possível obter uma boa acuidade visual ou a adaptação de lentes de contato especiais. No caso da adaptação de lentes, existem vários tipos e marcas portanto se você for em dois, três especialistas e não tiver sucesso, não conseguir se adaptar não desista, algum deles irá conseguir lhe oferecer uma opção mais confortável e que proporcione uma visão satisfatória. No website da Ultralentes há uma lista de oftalmologistas especializados nestas adaptações, veja na aba ONDE ENCONTRAR, segue o link:

www.ultralentes.com.br

É portanto interessante acompanhar o caso mas não deixe de procurar a reabilitação visual. As lentes de contato são a única forma de reabilitação visual na qual você poderá obter a melhor acuidade visual, na maior parte dos casos. Nenhuma cirurgia ou tratamento, por menos, ou mais invasivo que seja, poderá garantir que o resultado lhe proporcionará uma boa visão, muitas vezes é preciso de lentes mesmo após os tratamentos disponíveis.

Espero ter ajudado.

Luciano Bastos
Em colaboração com o Blog C&T.

Nubia disse...

gostaria de saber se em Natal/RN tem algum especialista em Ceratocone, que faça a cirurgia de aneis de ferrara, se tem por gentileza passar contato.
Grata
nubia

Anônimo disse...

Sou Angela de 38anos e tenho ceratocone nos dois olhos.Em 2009 coloquei anel de ferrara no olho esquerdo e agora vou precisar colocar no olho direito.Moro em Monte Azul MG qual o hospital mais proximo p me atender pelo SUS? O primeiro anel coloquei em Montes Claros mas particular e agors n estou em condiçao de pagar o tratamento.Me ajude!

Unknown disse...

Oi,gostaria de saber se n DF existe algum tratamento cirurgico gratuito para ceratocone pois meu marido e meu filho necessita fazer essa cirurgia.Meu marido ja tentou varias lentes de contato todas sem sucesso.favor me ajudem, desde ja agradeco.

Adriana disse...

Olá meu nome é Adriana, tenho 29 anos e tenho ceratocone e a médica do convenio da empresa me indicou a cerurgia de anel de ferrara e o cross linking mas não tenho condições nenhuma de pagar pq o convenio da empresa não cobre, moro em Curitibá São José dos Pinhais será que tem algum hospital que faz pelo SUS preciso fazer com urgencia estou desesperada pois não posso pagar, me ajudem por favor...

Luciano Bastos disse...

Núbia,

Conheço uma boa especialista em Natal que poderá ajudar, não sei se ela faz o implante de anel mas é experiente em reabilitação visual no ceratocone, é a Dra. Sônia Nogueira.

__________________________________

Milene, seu marido poderia fazer uma última tentativa com a Dra. Maria Chalita no CBV, ela tem grande êxito em adaptações de lentes especiais. Depois me conte como foi a experiência. Não conheço hospital que faça tratamento gratuito em Brasília, talvez em Sorocaba, SP no Hospital Banco de Olhos de Sorocaba.

_________________________________

Adriana, desconheço hospital em Curitiba que faça estes tratamentos pelo SUS. Mas se precisar a Dra. Saly Moreira e a Dra. Luciane Moreira são ótimas especialistas em ceratocone em Curitiba.

Boa sorte a todos.
Luciano Bastos

________________________________

Anônimo disse...

Bom dia!
Me chamo Larissa, Gostaria de saber se tem alguma indicacao de especialista em Manaus. Desde ja grata.

Anônimo disse...

Olá a maconha ajudar no tratamento da doença

Milena disse...

Boa tarde Dr.


Meu nome é Lucilene e tenho uma filha de 16 anos com ceratocone em São Paulo. O senhor pode me indicar algum especialista ? Moramos na capital São Paulo

Milena disse...

Boa tarde Dr.

Meu nome é Lucilene
Minha filha tem 17 anos e possui ceratocone. Que especialista o senhor me indicaria aqui na capital de Sâo Paulo?

Anônimo disse...

Vc fumou ?

Unknown disse...

Boa tarde Dr. Luciano.

Meu nome é Edvaldo, sou portador de ceratocone há mais de 20 anos e desde que descobri a doença sempre usei lentes de contato rígidas, pois no meu caso óculos não resolvem mais. Sou policial civil e nunca informei aos meus superiores que tenho a doença, entretanto em consulta recente com um outro médico, o mesmo disse que eu deveria informar tal situação. O ceratocone surgiu cerca de dois anos após ter ingressado na polícia. Qual a opinião do Sr., pois normalmente nos editais para concursos na área policial consta o ceratocone como doença incapacitante?

Unknown disse...

Boa tarde Dr. Luciano.

Sou policial civil e portador ceratocone, entretanto nunca informei aos meus superiores tal situação. Normalmente nos concursos para área policial consta nos editais o ceratocone como doença incapacitante, entretanto quando ingressei na instituição não possuía tal doença. Na opinião do Sr. devo comunicar que tenho ceratocone?


Edvaldo Modesto de Souza
Lins-SP

Junior disse...

Gostaria de saber sobre o implante do anel de ferrara pelo Sus em Campinas SP ,se existe a que instituição recorro.

Unknown disse...

Olá. Como pesquisadora biomédica, gostaria de saber se o uso contínuo da maconha pode causar ceratocone.

Anônimo disse...

Oque aconteceu por ter fumado ? Eu fiz transplante de córnea e fumei depois de uns dias

Rose disse...

Olá tenho ceratocone desde meus 18 anos e desde então uso lentes de contato,fiz uma cirurgia de transplante de córnea com o Dr.Wilson Obeid ele é um excelente médico já faz 6 anos que fiz o transplante e irei fazer outra do olho esquerdo eu super indico esse profissional ele trabalha no Hospital Cema Belém em São Paulo.

Rose disse...

Olá tenho ceratocone desde meus 18 anos e desde então uso lentes de contato,quando tinha 33 uma anos fiz cirurgia de transplante de córnea com o Dr.Wilson Obeid ele é um excelente médico já faz 6 anos que fiz o transplante e irei fazer outra do olho esquerdo eu super indico esse profissional ele trabalha no Hospital Cema Belém em São Paulo.