Seja Bem-Vindo!

PÁGINA INICIAL (Home)

Dica: Utilize a pesquisa personalizada do blog para assuntos específicos em relação ao ceratocone.

Este blog tem o compromisso de divulgar informações precisas e atualizadas sobre o ceratocone e as opções de tratamento, cirurgias e especialmente da reabilitação visual com uso de óculos ou lentes de contato.

Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de abril de 2022

 

Fig. 1: Instituto de Olhos Dr. Saul Bastos

Durante os dois últimos anos de pandemia, alguns pacientes usuários de lentes de contato especiais postergaram sua visita ao IOSB (fig.1) para revisar ou mesmo substituir e atualizar suas lentes. No entanto é de chamar a atenção que no período de Março de de 2020 quando chegamos a interromper o atendimento por cerca de três semanas, após retornarmos não paramos mais. Tivemos pacientes que quiseram ou precisaram trocar suas lentes.

Atendemos em 2020 e 2021 pacientes de Porto Alegre, do interior do estado e de alguns estados como SP, RJ, MG, PR e SC e até mesmo do Amazonas teve dois pacientes neste período. Foi interessante saber de cada um de nossos pacientes que estiveram aqui a sua experiência. Alguns tiveram covid19 e como foi a recuperação. Outro fator que observamos foi que a mídia teve um papel um pouco controverso neste período, gerando um estado de medo e de pânico em algumas pessoas enquanto o ideal seria orientar apenas aos cuidados que todos aprendemos. Com isso muita gente, de maneira geral, deixou de ir ao médico, deixou de ir ao dentista e de fazer exames ou tratamentos colocando em risco a sua saúde. Durante estes dois anos, Luciano Bastos (fig.2) desenvolveu melhorias no desenho e na fabricação das lentes RGPs e esclerais que possibilitam uma excelente adaptação com maior conforto e maior oxigenação corneana. 

Fig.2: Luciano Bastos, idealizador das lentes esclerais SSB.

No IOSB adotamos um protocolo de segurança que considero exemplar, as consultas foram espaçadas em uma hora e limitou-se o número de pacientes por turno. A esterilização de equipamentos, de utensílios e mesmo das cadeiras e mesas era continua e feita a cada novo paciente. As lentes de contato de teste são rigorosamente esterilizadas duas vezes a cada uso. Felizmente a equipe passou imune a pandemia e não tivemos nenhum caso, mesmo de familiares diretos.

Em relação aos pacientes usuários de lentes de contato que fizeram a adaptação até 2018, as lentes estão completando já quatro anos. Como todos os pacientes do IOSB são corretamente instruidos de como manter suas lentes em bom estado, não é incomum para nossos pacientes usarem suas lentes as vezes, 4, 5, 6 ou até mais anos sem trocar, e muitas vezes quando vem trocar não é por complicações mas por finalmente perceberem que as lentes estão com muitos riscos e/ou depósitos muco-proteicos que começam a atrapalhar a visão. 

As lentes a cada ano que passa acumulam pequenos micro-riscos e mesmo sendo limpas regularmente há uma tendência progressiva ao longo dos anos de restos da lágrima do paciente secarem sobre a superfície da lente, criando o que chamamos de um "filme" de depósitos de mucina que vão ao longo do tempo aumentando um sobre o outro até que eles possam induzir um pouco ou bastante opacidade prejudicando a visão e eventualmente até mesmo irritando o epitélio corneano ou a conjuntiva palpebral (figura 2).

Fig.2: Lente com acúmulo de depósitos muco-proteicos.


O tempo de vida útil das lentes RGPs e esclerais da Ultralentes dependerá essencialmente do cuidado que o paciente tem na execução diária e sistemática de suas lentes, no entanto é preciso também levar em conta a "qualidade" da lágrima, e quando falamos qualidade não quer dizer lágrima boa ou ruim, mas a quantidade de mucina presente na lágrima e a propensão destes depósitos se formarem na superfície das lentes.

Via de regra é recomendado fazer uma revisão anual, especialmehte nos casos de ceratocone estáveis, já nos casos de ceratocone em jovens abaixo dos 25 anos é de fundamental importância que seja feita essa revisão, sej a cada seis meses ou ao menos uma vez ao ano. A maior parte dos pacientes adaptados no IOSB tem seus casos estáveis e com isso tendem a usar as lentes por mais anos, sem mesmo fazer as revisões de rotina anuais e somente deixam para voltar quando há alguma intercorrência, a lente está muito velha, quebrou ou perdeu. 

O ideal para que o paciente não corra o risco de passar por alguma intercorrência é renovar as suas lentes antes que ocorra algum problema. Fazendo uma consulta, mesmo estando tudo bem, a cada no máximo 18 meses a até 3 anos, é possível fazer lentes novas e atualizadas e eventualmente as antigas poderão servir de reservas, desde que os parâmetros ainda estejam de acordo com a necessidade do caso. Quando há a necessidade de readaptação devido a um episódio de progressão é importante descartar lentes antigas pois se utilizadas podem levar a erosão de córnea por contato (toque apical) no ápice da córnea.

"A reabilitação visual, com segurança e conforto,
reintegra o paciente á sociedade."

A saúde visual é de fundamehntal importância para todos mas os pacientes que não tem uma boa acuidade visual com óculos e necessitam do uso de lentes de contato especiais precisam ter cuidado redobrado com as suas lentes e seus olhos. Casos mais sensíveis como ceratocone, transplante de córnea, casos pós-cirurgicos de cirurgia refrativa requerem um cuidado maior. 

Lentes de alta tecnologia e qualidade proporcionam resultados surpreendentes, as vezes até mesmo a reabilitação de 100% da visão mesmo em córneas irregulares como ceratocone e pós-transplante de córnea, dependendo de cada caso naturalmente. Veja o vídeo abaixo (vídeo1) de um paciente que troca as suas lentes a cada 3 anos, sempre com os olhos saudáveis e excelente visão.



Vídeo 1: Lentes SSB da Ultralentes adaptadas no IOSB.

 
Com as lentes RGPs também ocorre o mesmo fenômeno, se o paciente tiver cuidado e trocar suas lentes com a regularidade necessária ele praticamente vive sem intercorrências. É normal os pacientes do IOSB levarem suas vidas de uma maneira muito normal. Assista o vídeo da lente Ultracone (vídeo 2) Personalizada, uma lente especial para o ceratocone que pode ser personalizada com alta precisão para obter os melhores resultados em lentes rígidas para o ceratocone.

O conheciimento, experiência e dedicação de mais de 50 anos no desenvolvimento, fabricação e adaptação de lentes de contato especiais é fundamental para a excelência de nossos resultados. Nossa equipe é treinada para dar toda a atenção ao paciente para que a experiência dele com as lentes de contato seja a melhor possível, isso possibilita ao paciente uma segurança muito grande, assim como de deus familiares. Temos absoluta compreensão de que muitas vezes além do paciente, tem pais, esposas, esposos e outros parentes e amigos preocupados com o paciente.Nosso trabalho é oferecer a melhor resposta a estes anseios de maneira possibilitar que o paciente retome a sua vida com dignidade e segurança, retome as suas atividades, sejam escolares, profissionais ou sociais. A reabilitação visual, com segurança e conforto, reintegra o paciente á sociedade.  


Vídeo 2: Lente Ultracone Personalizada (Ultralentes)

Finalmente, já estamos em Abril de 2022 e a pandemia passou finalmente, com casos cada vez mais isolados e a vida retornando ao normal. Mesmo assim, por uma questão de respeito e cuidado para com nossos pacientes continuamos a ter os mesmos cuidados, de forma a oferecer segurança e trranquilidade a todos durante as consultas. Somos gratos a todos os pacientes que são como uma família no IOSB, a todos que tivemos a alegria e oportunidade de ajudar em todos estes anos, especialmente nestes dois últimos anos, bastante difíceis para todos.

O importante é que estamos aqui, sempre a disposição e de braços abertos para acolher a todos os pacientes e a novos pacientes que nos procuram, muitas vezes com experiências pregressas ruins de tentativas de adaptação. O IOSB sempre procura criar a oportunidade para que o paciente possa adaptar suas lentes, fazemos o possível para viabilizar e contribuir defintitivamente na sua reintegração social, profissional ou educacional.



Luciano Bastos
Diretor e Instrutor Clínico de Lentes de Contato Especiais
IOSB - Instituto de Olhos Dr. Saul Bastos
Diretor e Consultor em Lentes de Contato Especiais
ULTRALENTES


 

Nenhum comentário: