Seja Bem-Vindo!

PÁGINA INICIAL (Home)

Dica: Utilize a pesquisa personalizada do blog para assuntos específicos em relação ao ceratocone.

Este blog tem o compromisso de divulgar informações precisas e atualizadas sobre o ceratocone e as opções de tratamento, cirurgias e especialmente da reabilitação visual com uso de óculos ou lentes de contato.

Pesquisar este blog

Carregando...

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Ceratocone e Tratamentos: Informações

O Blog Ceratocone e Tratamentos tem a finalidade principal de trazer aos portadores de ceratocone e seus familiares informações precisas e absolutamente fundamentadas de acordo com a literatura médica oftalmológica mundial. O que se propõe é que este blog seja um veículo extretamente confiável de informações, um centro de ajuda para os portadores de ceratocone no Brasil. Além disso é um portal para a comunidade Ceratocone e Tratamentos do Orkut, onde mais de três mil membros trocam informações, debatem sobre assuntos relacionados, pedem ajuda e aprendem sobre o ceratocone.

A comunidade e o blog ainda conta com a ajuda de um fórum na internet, chamado Fórum Ultralentes, especializado em reabilitação visual em casos de córneas irregulares. Neste fórum, aberto a todos, é possível obter informações sobre ceratocone e os diversos tipos de tratamento disponíveis, você pode postar perguntas, fotos, vídeos, e está recheado de informações de grande reelevância.
Os pacientes portadores de ceratocone assim como seus familiares, encontram nesses canais de comunicação, a paz e a tranquilidade que necessitam logo após da pessoa receber o diagnóstico de ceratocone. Na comunidade Ceratocone e Tratamentos encontram outras pessoas com problemas iguais ou mais sérios que o seu, e assim aprendem que não estão sozinhos e que há esperança para eles, seja através de lentes especiais ou de alternativas círurgicas de tratamento.
Todos estes canais de informações são criteriosamente analisados para que as informações sejam as mais precisas e que a informação seja de extrema confiabilidade. Quando um membro da comunidade posta uma informação equivocada ou errada, ela é rapidamente esclarecida e fundamentada para que a informação correta prevaleça. Perguntas e pedidos de ajuda são frequentes, e os membros mais atuantes rapidamente se dispõem a ajudar e contribuir para a ajudar, sempre mantendo a alta qualidade das informações postadas.

Na internet, uma boa fonte para quem quer aprender mais sobre o ceratocone é a Wikipédia, onde há uma ótima descrição do ceratocone e todos seus aspectos. Você pode consultar a Wikipédia e posteriormente fazer perguntas, esclarecer dúvidas ou mesmo discutir sobre os assuntos lá abordados.

Abaixo alguns links para os canais de comunicação mencionados, de grande utilidade:

Se você, algum familiar ou próximo a você tem ceratocone, divulgue este portal, o Blog Ceratocone e Tratamentos.

Obrigado a todos.

13 comentários:

cristina disse...

Descobri a doença a algum tempo, e não consigo acita penso em morrer so sei chorar. Naõ entendo por que nasci assim, penso que Deus nao não gosta de mim, que fiz algo errado. Tento arrumar força mas não sei da onde tira.

Anônimo disse...

Rabelo, Descobri a doença em agosto de 2009, felizmente ela está em um olho, fiquei muito deprimido, mas agora estou conformado, pena que não tem tratamento pelo sus. Os especialistas renomados são preços elevados para pessoa carente, tem muito que avançar para melhorar a qualidade de vida do portador de ceratocone, espero soluções rápidas de nossos governantes.

petrucia disse...

Minha tia foi diagnosticada com ceratocone, e depois de muita luta para conseguir uma consulta na Santa casa de misericordia, no Rio de Janeiro, eles examinaram ela e em vez de encaminhar ela para cirurgia, vai passar essa lente , poxa vida, não temos condições de pagar as lentes e nem a cirurgia, será que a Santa casa do Rio de janeiro não poderia fazer esta cirurgia, ela trabalhou anos e anos e agora está com 44 anos desempregada devido a este problema na vista!
´Será que consigo algum lugar que faça esta cirurgia sem precisemos pagar?

Luciano Bastos disse...

Olá Petrucia,

Se ela não foi indicada para cirurgia foi provevelmente por não haver indicação cirúrgica ainda, possivelmente as lentes de contato sejam a melhor opção para ela. Esse problema do SUS é complicado, mas sugiro que você experimente levar a sua tia ao Instituto Benjamin Constant para outra avaliação. Além de ser uma importante instituição no RJ os oftalmologistas que trabalham lá também são da maior qualidade e poderão dar alguma orientação suplementar.

Uma outra possibilidade seria solicitar a prefeitura da cidade um pedido de TDO (tratamento fora do domicílio) e ver se ela conseguiria ser atendida no Hospital Oftalmológico e Banco de Olhos de Sorocaba em SP.

Desejo boa sorte para vocês, tenham fé e tranqüilidade.

Atencisamente,

Luciano Bastos
Em Colaboração com o blog C&T

jaqueline disse...

No momento em que soube que tenho ceratocone relmente perdi o chão,chorei bastante por medo do que isso me causaria,mas se tem algo que eu aprendi é que nos momentos em que temos que exercer nossa fé nós a deixamos;e não é por ai não!;digo isso não só pra mim mas a todos que enfrentam o mesmo problema,devemos "crer"que existe um Deus poderoso e que relmente pode todas as coisas.Efésios 3:20

Nilma disse...

Olá,
Acabei de conhecer um rapazinho de 12 anos com suspeita de Ceratocone (vi em um encaminhamento de um oftalmo). Ele é de família pobre, sem recursos. Aqui no RJ existe algum hospital ou clínica que atenda pelo SUS? Ele é do interior do RJ e foi encaminhado, via guia de referência, ao Hosp.Antonio Pedro em Niterói, mas a consulta foi remarcada para o ano que vem. Poderiam ajudá-lo? Grata Nilma

Luciano Bastos disse...

Prezada Nilma,

Talvez o Instituto Benjamin Constant possa ajudar o garoto, procure o Dr. Eduardo Cukierman que talvez ele possa melhor orientar.

Boa sorte,

Luciano Bastos
Em Colaboração com o Blog C&T.

Anônimo disse...

Ola, meu marido foi diagnosticado com ceratocone e ainda temos muitas duvidas sobre a doença, gostaria de indicaçao de profissionais em são paulo para avaliaçao se há necessidade de cirurgia ou não.

Paula

Luciano Bastos disse...

Olá Paula,

Sugestões em SP:

› UNIFESP
Dr. Cesar Lipener
Rua Botucatu, 822
04024-002 São Paulo / SP
(11)5082-2191


› CESAR LIPENER OFTALMOLOGIA LTDA
Dr. César Lipener
Rua Manoel da Nóbrega, 595 / 91 Bairro Paraíso
04001-083 São Paulo / SP
(11)3885-7019


› Dra. Neuza Vidal Sant Anna
Rua Voluntários da Pátria, 1916 / sala 4
02010-600 São Paulo / SP
(11)2950-5800
(11) 2976.8102


› DRA LEILA MARIA MARCIANO PINTO
Dra. Leila Maria Marciano Pinto
Alameda Nhambiquaras,159
04090-010 São Paulo / SP
(11)5571-5360

Anônimo disse...

Pessoal eu fiz uma cirurgi ade ceratocone há 1 ano e 4 meses e voltei a enxergar 80% de um olho que só enxergava 5%... O hospital que trata disso é o BOS (banco de olhos de sorocaba, entrem no google e digitem BOS... O tratamento é feito pelo SUS tambem!!!
Boa sorte pessoal, qualquer dúvida comuniquem pelo e-mail: professor.willian@live.com

Marcelo disse...

Olá, meu nome é Lívia tenho 27 anos e a 8 meses fiz o implante de dois anéis intra estromais no olho direito com ceratocone(grau II/III), desde então venho observando certa melhora contudo ocorreu um (como posso dizer) efeito colateral que me incomoda bastante, em ambientes com luminosidade difusa ou a noite com o reflexo das luzes, vejo a projeção dos anéis na visão, não sei se é certo se é comum e esperado, sei apenas que incomoda bastante pois traz insegurança e fica tão difícil enxergar quanto comparado a antes da cirurgia. Se por ventura alguém estiver passando pela mesma situação ou já tiver passado e resolvido por favor compartilhe comigo sua experiência, de maneira a me ajudar a encontrar solução. Obrigada.

noobgirl disse...

Olá, meu nome é Lívia tenho 27 anos e a 8 meses fiz o implante de dois anéis intra estromais no olho direito com ceratocone(grau II/III), desde então venho observando certa melhora contudo ocorreu um (como posso dizer) efeito colateral que me incomoda bastante, em ambientes com luminosidade difusa ou a noite com o reflexo das luzes, vejo a projeção dos anéis na visão, não sei se é certo se é comum e esperado, sei apenas que incomoda bastante pois traz insegurança e fica tão difícil enxergar quanto comparado a antes da cirurgia. Se por ventura alguém estiver passando pela mesma situação ou já tiver passado e resolvido por favor compartilhe comigo sua experiência, de maneira a me ajudar a encontrar solução. Obrigada.

Luciano Bastos disse...

Olá Lívia,

Esta sensação de estar vendo um "alvo" em iluminação baixa ou a noite é relativamente comum em pacientes que fazem o implante de anel intra-corneano. Isso ocorre devido ao fato de que com pouca luz a pupila relaxa e dilata para receber melhor a luz e formar uma imagem mais definida, como os segmentos do anel estão próximos a ela a imagem deles é refletida para a retina, atrapalhando a visão.

Alguns pacientes sentem-se incomodados com isso, outros toleram, outros se acostumam. O uso de lentes especiais pode amenizar o problema pois se a visão ficar o melhor corrigida possível pode ser que estes reflexos sejam melhor tolerados quando ocorrem.

Espero ter ajudado.

Luciano Bastos
Em colaboração com o Blog C&T.